sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Sistema digestório

 “Como proteínas, carboidratos e lipídios são reduzidos a aminoácidos, monossacarídeos e ácidos graxos e glicerol para serem absorvidos por nossas células?” 🤔🤔🤔



   


SISTEMA DIGESTÓRIO 

a) Tubo digestivo: boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, ânus.
 
b) Glândulas anexas: glândulas salivares, fígado e pâncreas. 

Boca: abrange a língua (recebe sensações de sabor), as glândulas salivares (produzem a saliva, que amolece os alimentos e digere o amido) e os dentes — um adulto normalmente possui 32 dentes, sendo a dentição definitiva: incisivos (8, que cortam os alimentos), caninos (4, que rasgam os alimentos), molares e pré-molares (12 e 8, respectivamente, que trituram os alimentos). 

A função dos dentes na mastigação esta relacionada ao seu formato. Mesentério: pregas membranosas que prendem o intestino delgado na parede abdominal. 

Intestinos:      Delgado: duodeno, jejuno e íleo.  
               Grosso: ceco (contém um apêndice), colo (contém as porções ascendente, transversa e descendente.) e reto. 

Movimentos peristálticos: ocasionados por contrações do esôfago, estômago e intestino para impelir os alimentos ao longo do tubo digestivo. 

Peritônio: membrana que reveste os 6rgaos digestivos situados no abdome. 

Vilosidades intestinais: pregas na parede interna do intestino para aumentar a superfície de absorção dos alimentos. Se essas pregas pudessem ser abertas e esticadas, elas cobririam, aproximadamente, uma quadra de tênis. 

Fígado: glândula mais volumosa do corpo que produz bile (armazenada na vesícula biliar), proteínas que atuam na coagulação do sangue, ureia, glicogênio, e também armazena algumavitaminas (A e D). 

Pâncreas: produz o suco pancreático (que atua na digestão) e a insulina (que regula o teor de glicose no sangue). 

Lembre que: http://loe.com.br/wp-content/uploads/2014/04/4.25-formacao.jpg 

Dentes não escovados diariamente dão origem a placa bacteriana por ação de bactérias que fermentam resíduos de alimentos que ficam entre os dentes. As substâncias ácidas produzidas provocam corrosão, destruindo o esmalte (cobertura do dente) e a dentina (substância que protege os nervos e os vasos sanguíneos contidos na polpa dentaria, cavidade interna do dente). E a cárie dentaria.


         
 
  


Digestão: parte (quebra) as proteínas, gorduras e os carboidratos em partículas menores, que atravessam a membrana do intestino e são absorvidas e aproveitadas pelas células. 

Mecânica: mastigação (na boca), deglutição (na faringe), movimentos peristálticos (no esôfago, estômago e intestino).

Química: ação de enzimas: na boca (insalivação), no estômago (quimificação) e no intestino (quilificação). 

Sucos digestivos 
a) Saliva: contem ácido clorídrico e a enzima ptialina, transforma o amido em maltose. 

b) Suco gástrico: produzido pela mucosa do estomago, e muito ácido. Contem a enzima pepsina, que desdobra as proteínas em fragmentos menores (peptídeos).
 
c) Suco pancreático: produzido pelo pâncreas e lançado no intestino delgado. Contem a lipase (converte as gorduras em ácidos graxos e glicerol), a tripsina (converte as proteínas em peptídeos), a amilase (converte o amido em maltose).

d) Suco entérico: contem a maltase (converte a maltose em glicose), a invertase (converte a sacarose em glicose e frutose), a peptidase (converte peptídeos em aminoácidos), a lactase (converte o açúcar do leite ou lactose em glicose e galactose), a lipase (digere as gorduras, convertendo-as em ácidos graxos e glicerol). 

Lembre que: 

O único suco que não contem enzimas é a bile, mas ela e necessária para emulsificar as gorduras, facilitando a ação das lipases. 

Movimentos peristálticos são contrações da parede de certos órgãos para impelir o bolo alimentar no sentido do reto. 

Exercícios 

1 – O que contém a polpa? 
2 – Quantos e quais são os dentes da dentição definitiva? 
3 – Associe corretamente. 

(A) incisivos                    (  ) cavidade interna do dente
(B) caninos                      (  ) cortam os alimentos
(C) molares                      (  ) porção do dente implantada no maxilar 
(D) polpa dentária            (  ) trituram os alimentos       
(E) raiz                             ( ) rasgam os alimentos 

4 – Que hábito de higiene conserva a saúde dos dentes? 
5 – O que é mesentério? 
6 - Qual a importância das vilosidades intestinais? 
7 - Cite pelo menos 3 (três) funções atribuídas do fígado. 
8 - Quais são as funções do pâncreas? 
9 - Qual a finalidade da digestão? 
10 - Associe corretamente a coluna 2ª de acordo com a coluna 1ª. 

(A) ptialina                    (  ) faringe
(B) quimificação           (  ) intestino delgado
(C) insalivação              (  ) boca
(D) absorção                  (  ) amido
(E) deglutição                (  ) estômago

 Continuação resolvam os exercícios do livro didático “Coleção João de Barro” 8º ano, do 1 ao 21, da pág. 35 a 38.

Leiam o texto acima, observem as imagens e assistam os vídeos, façam os exercícios do livro didático. 

Mãos a Obra!
Fiquem em casa! 
Fiquem bem! 
Usem máscara, óculos e álcool gel. 
Abraços

1- Caderno do Futuro- Ciências 8º ano Ensino Fundamental- IBEP. SP 2013. 

IMAGENS 
1 – Órgãos do sistema digestório. Disponível em:<https://docplayer.com.br/docs-images/58/42387481/images/2-0.png>   Acessado em: 29/07/2021. 
2- Fígado e pâncreas, glândulas anexas. Disponível em: <sistema-digestivo-21-728.jpg (728×546) (slidesharecdn.com)Acessado em: 29/07/2021.
3 – Intestino grosso. Disponível em:<observe-as-principais-partes-intestino-grosso-5899c8f010933.jpg (500×418) (uol.com.br)>  . Acessado em: 29/07/2021. 

VÍDEOS 
1- Sistema Digestório - para crianças. Disponível em: <https://youtu.be/EVUl_J5lny0?t=11> Acessado em:28/07/2021. 
2- Sistema Digestório - Toda Matéria. . Disponível em: <Sistema Digestório - Toda Matéria - YouTubeAcessado em: 28/07/2021. 
3- Sistema Digestório e Enzimas Digestivas. Disponível em: <✅ SISTEMA DIGESTÓRIO E ENZIMAS DIGESTIVAS - YouTube>. Acessado em: 28/07/2021



A Energia dos alimentos

“Como saber as quantidades de energia nos alimentos?” 🤔🤔🤔 

A energia fornecida pelos alimentos e as necessidades do corpo podem ser medidas em calorias. Sendo liberada no interior das células por reações químicas (respiração celular).Os alimentos fornecem diferentes quantidades de energia. Os valores energéticos são expressos em quilocalorias (Kcal), Sendo 1Kcal = 1000 cal. 

O gráfico a seguir mostra a quantidade de energia para cada 1 grama de nutriente:

     




O valor calórico de cada alimento depende do tipo e quantidade de nutrientes que o constituem. Observe alguns exemplos na tabela abaixo. 


A quantidade de energia diariamente depende da idade e do tipo de atividade da pessoa. Em geral, mulheres adultas gastam de 1.800 a 2.000 quilocalorias e homens adultos, de 2.400 a 2.600 quilocalorias por dia para manter as atividades do organismo. 


Dieta adequada, equilibrada A pirâmide alimentar é um dos modelos formulados por especialistas sobre dieta equilibrada mais utilizados; é um guia de alimentação aprovado pela Organização Mundial da Saúde. A Pirâmide indica os grupos e quantidades de alimentos que devem ser ingeridos ao longo do dia.



A tabela a seguir apresenta exemplos de alguns alimentos e a medida caseira de cada um equivalente a uma porção..








Exercícios 
 1 – Após a leitura das informações acima, que conselho você daria a uma pessoa que deseja emagrecer? Para responder a pergunta leve em conta o consumo e gasto energético.
 2 – Escolha um dia da semana e faça o registro de sua alimentação. Organize uma tabela com duas colunas. Na coluna da esquerda, liste os alimentos que você consumiu; na da direita, anote a quantidade de porções consumidas. Em seguida, responda.
 a) Em linhas gerais, sua alimentação segue as recomendações contidas na pirâmide alimentar? Justifique.
 b) Quais as alterações poderiam ser feitas para adequar sua alimentação à pirâmide alimentar?
 3 – Em um café da manhã, foram consumidos 1 copo de leite, 1 pão francês e ½ mamão papaia.
a) Identifique os principais nutrientes de cada alimento consumido.
b) Faça o mesmo para os alimentos que você consumiu em seu último almoço.
c) Consulte a tabela de gastos energéticos na imagem 3 e calcule a energia gasta por uma pessoa de 70 kg ao ficar de pe por 3horas e ao executar trabalho doméstico por 2 horas. Em qual atividade ocorre maior gasto calórico?
 4 – Observe a forma da pirâmide alimentar e responda: qual é a relação entre o tamanho dos grupos alimentares da pirâmide e sua recomendação de consumo?
 5 – Consulte o gráfico Valores energéticos dos nutrientes, e calcule a quantidade de energia fornecida pelos alimentos abaixo.
a) Uma barra de chocolate de 50 g, sabendo que em cada 100 g de chocolate há 7 g de proteína, 35 g de lipídios e 58 g de carboidratos. b) Uma barra de cereais de 50 g, sabendo que em 25 g há 1 g de proteínas, 2 g de lipídios e 18 g de carboidratos. 

Leiam o texto, observem as imagens e assistam os vídeos, façam os exercícios.

Mãos a Obra!

Fiquem em casa! 
Fiquem bem! 
Usem máscara, óculos e álcool gel. 
Abraços 

IMAGENS 
1- Texto adaptado do projeto arariba - Ciências 8º ano Ensino Fundamental- Ed. Moderna SP 2015
VÍDEOS 


quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Prática da alimentação

 “De onde obtemos a energia necessária a manutenção e atividades do nosso corpo?” 🤔🤔🤔 

Até mesmo quando dormimos nosso metabolismo, conjunto de reações químicas/bioquímicas, permanece em atividade, produzimos e gastamos energia para a manutenção da nossa vida.

O metabolismo é conjunto de reações químicas/bioquímica que mantém o corpo vivo, o organismo vivo. Objetiva manter a vida.

Tipos de metabolismo: 

Catabolismo, ocorre quando nas reações químicas, metabolismo, há quebra ou redução de substâncias; Ex.: Respiração celular, quebra da glicose para obtenção de energia; a digestão,,. (decomposição, degradação manter a vida). 

Anabolismo, ocorre quando nas reações químicas, metabolismo, produção, junta, síntese de substâncias. Ex,: Fotossíntese produção de alimento (manter a vida) 

Homeostase, ocorre quando há Equilíbrio entre a produção e redução no metabolismo. Ex.: produção de suor para resfriar o corpo para manter a temperatura constante.

1ª Aula Prática - Alimentos 

Materiais:

10 embalagens de alimentos com o rótulo e tabela nutricional; 

Folha (c/s pautas ou quadriculado);

Lápis ou Caneta (diferentes cores se possível);

Borracha; 

Régua.

Obs.: No item “materiais” constam o que utilizamos para realização da prática.

1) Utilizando as tabelas nutricionais dos alimentos, preencha a 1ª coluna da tabela abaixo com o nome dos alimentos das 10 embalagens selecionadas por vocês, assinalando com um “X” caso haja presença das moléculas orgânicas nas demais colunas.


A seguir, conte a quantidade de X marcados em cada coluna e escreva no total de cada coluna. 

2) A partir dos resultados da tabela acima, Construa um gráfico de barras ou pizza.


3) Com base nos resultados responda a questão inicial, qual seja, “De onde obtemos a energia necessária a manutenção e atividades do nosso corpo?”; e qual a molécula encontrada nos alimentos?


4) Faça um pequeno relatório da realização da prática (introdução, materiais usados, procedimentos, resultados e conclusão).


Leiam o texto, observem as tabelas nutricionais e assistam os vídeos, façam a atividade.

Mãos a Obra! 

Fiquem em casa! 

Fiquem bem! 

Usem máscara, óculos e álcool gel. 

Abraços


MAGENS 

1- Imagens de tabelas nutricionais de embalagens de alimentos por esta professora - Ciências 8º ano Ensino Fundamental II- RJ 2021.

VÍDEOS 

1- . Disponível em: Acessado em: 07/06/2021

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Função Nutrição - 8º ano do Ensino Fundamental

 Funções vegetativas ou nutrição 

 Qual a diferença entre alimentação e nutrição?... 🤔🤔🤔

 


Nutrientes: substâncias que promovem o crescimento, o reparo dos desgastes físicos, fornecem energia para as várias funções vitais e regulam o funcionamento das células. 


Carboidratos: produzidos pelos vegetais por processo de fotossíntese. São fornecedores de energia. 

Os mais simples são os monossacarídeos (glicose, frutose, galactose). 

 Monossacarídeo + monossacarídeo = dissacarídeo (sacarose, lactose, maltose). 

 Monossacarídeo + monossacarídeo + ... + monossacarídeo = polissacarídeo (amido, celulose — as fibras dos vegetais —, glicogênio). 

Reconhecimento de alguns carboidratos Amido + iodo = coloração arroxeada. Glicose + reativo de Benedict + calor = coloração alaranjada. 


Fontes de carboidratos: açúcar, farinha, leguminosas, batata etc.

Proteínas = peptídeo + peptídeo.
 
Peptídeo = aminoácido + aminoácido. Proteína X # Proteína Y (pelos tipos, pelo número e pela sequencia de aminoácidos).
 
 Funções das proteínas 

   a) Constroem material celular com as gorduras. 
 b) Algumas funcionam como enzimas (aceleram as reações químicas). 
   c) Outras funcionam como anticorpos (substâncias de defesa). 
   d) Podem formar substâncias intercelulares. 

 Fontes de proteínas: leite, carne, ovos, leguminosas (feijão, soja, lentilha etc.).


  


Funções da água: 

a) Solvente da maioria das substâncias. 
b) Eliminação de resíduos orgânicos do organismo (urina e suor). 
c) Reguladora de temperatura corporal (suor). 
d) Participante de reações químicas da digestão. 
e) Entra na composição das células e do sangue. 

A água corresponde a, aproximadamente, 70% do peso do corpo humano. 

Funções dos sais minerais: 

 a) Regulação da quantidade de água no corpo (sódio e potássio). 
 b) Propagação de impulsos nervosos (sódio e potássio). 
 c) Produção de hormônios (iodo). 
 d) Formação da hemoglobina do sangue (ferro). 
 e) Integrante da substância intercelular de ossos (cálcio, magnésio e fósforo). 

Vitaminas: desencadeiam as reações químicas, ativando enzimas. Sua falta gera doenças como: 

 a) hemeralopia (cegueira noturna) e xeroftalmia (ressecamento do globo ocular), problemas de pele e crescimento retardado: deficiência de vitamina A. 
 b) beriberi (fraqueza muscular e nervosa): deficiência de vitamina B1. 
 c) anemia: deficiência de vitamina B12. 
 d) escorbuto (hemorragias por fragilidade dos capilares): deficiência de vitamina C. 
 e) raquitismo (ossos frágeis e deformados): deficiência de vitamina D.  
 f) Propensão a hemorragias (por dificuldade de coagulação do sangue): deficiência de vitamina K. 




Lembre que: 
 Banha, toucinho, manteiga, óleos comestíveis são substâncias insolúveis em água, solúveis em solventes orgânicos e untuosos ao tato. Por isso, pertencem ao grupo dos lipídios ou gorduras. Substancias altamente energéticas que, para serem aproveitadas, devem ser separadas em ácidos graxos e glicerol.


Exercícios 

1 – O que são nutrientes? 
2 - Escreva entre parênteses I ou O, se o alimento for inorgânico ou orgânico respectivamente. 
( ) proteínas ( ) sais minerais ( ) lipídios ( ) água ( ) vitaminas ( ) carboidratos 
3- O que são proteínas? 
4- Que relação existe entre aminoácidos, peptídeos e proteínas? 
5- As proteínas são todas iguais? Justifique sua resposta 
6- O que são lipídios? Cite alguns alimentos ricos em lipídios. 
7- Quais as funções da água em nosso organismo? 
8- Cite algumas funções dos sais minerais em nosso organismo. 

Continuação dos exercícios elaborados em folha digital. Disponível em: <https://www.liveworksheets.com/pa1955944ik>. 
Acessada em /06/2021. 

Leiam o texto, observem as imagens e assistam os vídeos, façam os exercícios.
 
Mãos a Obra! 
Fiquem em casa! 
Fiquem bem! 
Usem máscara, óculos e álcool gel. 
Abraços


IMAGENS 
1- Caderno do Futuro - Ciências 8º ano Ensino Fundamental- IBEP. SP 2013. 

VÍDEOS 
1- O que são os carboidratos? - Alimentação saudável para crianças. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=HJUfMOng69Q>. Acessado em:28 /05/2021. 
2- Proteínas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xd2EK2ZkvaE>.. Acessado em: 28/05/2021.
3-O que são as proteínas? - Alimentação saudável para crianças. Disponível em: 
<https://www.youtube.com/watch?v=QyFlZBDOeWM>. Acessado em: 28/05/2021.. 
4- .O QUE SÃO VITAMINAS | HIDROSSOLÚVEIS | LIPOSSOLÚVEIS. Disponível em: 
<https://www.youtube.com/watch?v=5Ct22BUOgmQ>. Acessado em:28 /05/2021. 
5- .O que são as gorduras? - Alimentação saudável para crianças. Disponível em: 
<https://www.youtube.com/watch?v=ffhlHNEf7BY>. Acessado em: 28/05/2021


sábado, 5 de junho de 2021

Dia do Meio Ambiente


05 de junho

 Comemoramos o "Dia do Meio Ambiente"




Infecções sexualmente transmissíveis - ISTs

 

Como se proteger e prevenir-se contra doenças sexualmente transmissíveis?... 🤔🤔🤔

A partir de novembro de 2016, o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais passou a usar a nomenclatura IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no lugar de DST(Doenças Sexualmente Transmissíveis). Ministério da Saúde - Decreto nº 8.901/2016.

A palavra ‘doença’ implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já ‘Infecções’ podem se referir a períodos sem provocar sintomas ou ainda ficar por toda a vida sem que o indivíduo apresente algo assintomático, sendo preciso realizar exames laboratoriais para identificar. Sendo assim, o termo IST é mais adequado e já é utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Imagens de agentes causadores das infecções sexualmente transmissíveis seguir:



Diversas doenças causadas por bactérias, vírus e outros agentes patogênicos podem ser transmitidas durante o ato sexual. Daí chamadas ISTs/DSTs (Infecções/doenças sexualmente transmissíveis).

O contágio pode se dar pela troca de secreções no ato sexual, durante a penetração ou simples toque da pele de um indivíduo na de outro.

Por envolver partes íntimas, geralmente o próprio paciente é o primeiro a suspeitar do acometimento por IST, quando observa sintomas tais como lesões, manchas, odores, secreções (corrimento) e coceiras nos órgãos sexuais e/ou na região pubiana indicam sintomas dessas doenças, e em todos os casos deve-se procurar um profissional de saúde para diagnóstico.

Exames preventivos e preservativos devem ser utilizados, são importantes para proteger de ser infectados por outras pessoas, mas também para verificar a infecção assintomática (sem sintomas apesar de infectado).

Infecções sexualmente transmissíveis podem ser causadas por diversos grupos de seres vivos.

As DSTs/ISTs mais conhecidas causadas por bactérias são a sífilis, gonorreia e o cancro mole; costumam ser tratadas com antibióticos.

A sífilis, causada pela bactéria Trepanema pallidum. Além do contágio sexual, pode ser transmitida pela placenta (de mãe para filho) e transfusão de sengue. Seu primeiro sintoma é lesão na genitália externa, chamada cancro duro. Caso não for tratada, a doença pode evoluir para quadros mais graves, afetando outras partes do corpo. Atingindo partes vitais, pode levar à morte.

Gonorreia ou blenorragia, é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, ou gonococo, e infecta a uretra, comprometendo algumas vias genitais. Principal sintoma é a sensação de argência na uretra, seguida de um corrimento amarelo.

O cancro mole, causado pela bactéria Haemaphilus ducreyi, caracteriza-se por uma ferida dolorida e mole na genitália externa.

Principais DSTs/ISTs causadas por vírus são o herpes genital, a aids, o HPV e a hepatite B.

A herpes genital caracteriza-se por pequenas bolhas na área genital, que formam feridas e, após um tempo variável, desaparecem sem deixar cicatrizes. O vírus causador dessa doença permanece latente por um período e manifesta-se quando há queda da imunidade. Medicamentos prescritos por médicos podem afetar a reprodução do vírus e impedir sua manifestação, mas não o eliminam por completo.

Síndrome da imunodeficiência adquirida ou aids, tem desafiado as ciências biomédicas. O paciente ao ser infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), sofre a destruição de um tipo de linfócito essencial ao sistema imunitário. Com isso, seu organismo perde a capacidade de combater agentes patogênicos, tornando-se vulnerável a doenças oportunistas, como a pneumonia.

O contágio do HPV, além do sexual, pode ser transmitido por transfusão de sangue ou transplante de órgãos e objetos contaminados, uso de seringas ou materiais cirúrgicos infectados, inseminação artificial com sêmen contaminado, de mãe para filho através da placenta ou durante o parto e a amamentação.

HPV (papilomavírus humano) é um grupo de vírus que podem provocar a formação de verrugas na pele e na região genital. Essas verrugas podem ser precursoras de tumores, principalmente o câncer do colo de útero. Exames como o Papanicolau permitem detectar essa doença, e a vacina contra o HPV previne a infecção por quatro tipos de papilomavírus.

O vírus Hepatite B, família Hepadnaviridae, infecta as células do fígado e pode causar diversas formas da doença (aguda, crônica e fulminante). A transmissão ocorre pelo contato com sangue, saliva, sêmen e secreções vaginais da pessoa infectada. Como a doença pode ser assintomática, a prevenção é importante. A vacinação contra hepatite B também previne a doença.

Entre as ISTs há aquelas provocadas por outros tipos de parasitas.

A pediculose pubiana, por exemplo, é causada pelo piolho (classe Insecta) Phthirus pubis, popularmente conhecido como “chato”, que se instala entre os pelos pubianos. A proliferação desse piolho provoca coceira e pequenas hemorragias.

A tricomoníase é causada por um protozoário Trichomonas vaginalis, que leva à produção de um corrimento pela vagina, no caso da mulher, e pela uretra, nos homens. Em ambos os casos, causa ardência, porém é comum que os homens sejam portadores assintomáticos.

A Candidíase é provocada por fungos do gênero Cândida. Há várias formas da doença, entre elas a oral (sapinho) e a ocular, nem todas são sexualmente transmissíveis. Ela acomete a pele, causando dor, irritação e vermelhidão, e pode levar à produção de secreções.


Exercícios

1 – Cite exemplos de ISTs causadas por bactérias. Como elas podem ser tratadas?

2- Porque o Ministério da Saúde a partir de 2016 passou a usar ISTs ao invés de DSTs?

3- De que forma a aids afeta o organismo?

4-O que são portadores assintomáticos e que dificuldades eles trazem para a detecção de ISTs?

Continuação dos exercícios elaborados em folha digital. Disponível em: <https://www.liveworksheets.com/rd1945565yr>. Acessada em 25/05/2021.

Leiam o texto, observem as imagens e assistam os vídeos, façam os exercícios.

Mãos a Obra!

Fiquem em casa!

Fiquem bem!

Usem máscara, óculos e álcool gel.

Abraços


DOCUMENTOS

1- Texto adaptado do projeto arariba - Ciências 8º ano Ensino Fundamental- Ed. Moderna SP 2015.

IMAGENS

1- ISTs. Disponível em: <https://www.drakeillafreitas.com.br/wp-content/uploads/2017/02/ISTs.jpg> Acessado em: 25/05/2021.

2- Agentes causadores das ISTs. Disponível em: .<https://image.shutterstock.com/image-vector/sexually-transmitted-infection-closeup-causative-600w-1864682887.jpg>. Acessado em: 25/05/2021.

3- Estatísticas. Disponível em: <https://unaids.org.br/estatisticas/>. Acessado em: 25/05/2021.

VÍDEOS

1- DSTs / ISTs - INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS💀. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bha7uVLMyso> Acessado em: 25/05/2021.


Contraceptivos

 

Como evitar a gravidez?... 🤔🤔🤔

O nascimento de uma criança sem planejamento modifica totalmente o curso da vida dos pais adultos, modifica ainda mais na vida dos adolescentes, que além das preocupações típicas da adolescência, deverão aprender a cuidar, educar e sustentar um filho.

A adolescência é a fase da vida preparatória para a vida adulta, em que o corpo das meninas e meninos ainda está em formação; as escolhas profissionais começam a ser elaboradas e a identidade do indivíduo está em formação.

Algumas vezes a gravidez pode resultar da falta dos cuidados dos parceiros, que não adotam métodos anticoncepcionais ou os utilizam de maneira errada. Assim, vamos estudar um pouco…

Contraceptivos


O ato sexual permite a reprodução dos indivíduos, mas o sexo também é troca de carinho e prazer entre o casal.

É possível evitar a gravidez com os métodos anticoncepcionais ou contraceptivos. Eles impedem a fecundação ou a implantação do embrião no útero e são classificados de acordo com o mecanismo de atuação. O casal deve escolher o método mais adequado à sua saúde e ao seu estilo de vida. A escolha de um tipo de contraceptivo deve ser feita com a orientação de um profissional da saúde.

Métodos anticoncepcionais de barreira

Impedem que os espermatozoides cheguem ao ovócito, evitando a fecundação. São eficientes e simples de ser usados.

Tipos de métodos anticoncepcionais de barreira: Preservativos e Diafragmas.

Preservativos: A camisinha ou preservativo masculino (mais utilizado) e a camisinha feminina são contraceptivos de barreira inseridos antes do ato sexual. Eles também protegem os parceiros das doenças/infecções sexualmente transmissíveis (DSTs/ISTs), como a aids e o HPV. Não tem contraindicações e pode ser adquirido sem receita médica. Camisinhas são distribuídas gratuitamente no Posto de Saúde da Família (PSF).

O diafragma é uma pequena capa de borracha ou silicone que a mulher deve inserir na vagina antes de cada relação sexual. Antes de passar a usá-lo, a precisa fazer exame médico. O diafragma deve ser utilizado com espermicida, no máximo 6 horas antes da relação sexual, e só retirado de 6 a 8 horas após a última relação sexual. A higienização e o armazenamento corretos do diafragma são fatores importantes na prevenção de infecções genitais.

Métodos anticoncepcionais comportamentais

Os métodos comportamentais se efetivam por meio das atitudes das pessoas:

Tabelinha, consiste em evitar relações sexuais nos dias férteis do ciclo menstrual. Esse método tem grande possibilidade de falha, pois o ciclo menstrual nem sempre é regular, ainda que o ciclo menstrual seja regular, podem ocorrer variações de um ciclo para o outro por conta de fatores hormonais ou emocionais, o que compromete um cálculo preciso do período fértil.

Outro método anticoncepcional comportamental é o coito interrompido, em que o casal procura interromper a penetração antes da ejaculação. Trata-se de um método altamente arriscado, pois pode ocorrer liberação de espermatozoides antes mesmo da sensação prazerosa que acompanha a ejaculação.

Métodos anticoncepcionais hormonais

Os métodos que se utilizam de hormônios atuam no ciclo menstrual e impedem a ovulação. O exemplo mais conhecido é a pílula.

Também chamada de anticoncepcional oral, a pílula é feita com hormônios sintéticos similares ao estrógeno e à progesterona, hormônios naturalmente produzidos pelo corpo da mulher. No entanto, seu uso pode causar efeitos colaterais, como náuseas, dores de cabeça, inchaços ou aumento da pressão sanguínea.

Existem outras formas de anticoncepcionais hormonais, como os injetáveis, o anel intravaginal, adesivo transdérmico e o implante subcutâneo.

Métodos anticoncepcionais cirúrgicos

Entre os métodos anticoncepcionais cirúrgicos estão a ligadura das tubas uterinas e a vasectomia.

A ligadura das tubas uterinas, também conhecida como laqueadura tubária, é um procedimento cirúrgico em que o médico amarra ou corta as tubas uterinas. Desse modo, impede-se que o ovócito chega ao útero ou se encontre com os espermatozoides.

A vasectomia é um procedimento em que os ductos deferentes (tubos que conectam os testículos ao pênis) são cortados. Deste modo, a passagem dos espermatozoides produzidos pelos testículos é bloqueada. Esses métodos não são aconselhados para jovens.

Métodos anticoncepcionais intrauterinos

Os métodos intrauterinos são aparelhos utilizados no interior do útero destinados a evitar o encontro do espermatozoide com o ovócito e, caso ele ocorra, impedem a implantação do óvulo fecundado no útero. O mais utilizado é o dispositivo intrauterino, conhecido como DIU.

O DIU é uma pequena peça com hastes de cobre ou plástico, introduzido pelo médico no útero da mulher. Pode conter ou não hormônios que são liberados gradativamente. Para colocá-lo, a mulher deve fazer um exame ginecológico completo. Os DIUs mais modernos podem permanecer de 5 (cinco) a 10 (dez) anos no organismo da mulher.


  

Exercícios

1 – Aponte o método anticoncepcional (vasectomia, pílula anticoncepcional, DIU, camisinha, ligação tubária, etc) conforme as características a seguir.

a) Protege contra doenças sexualmente transmissíveis. _________________

b) impede a ovulação. _____________

c) trata-se de cirurgia que bloqueia tubas uterinas. ____________

d) Dispositivo de plástico coberto de cobre que é posto no útero pelo médico. ______________

e) Consiste no corte dos ductos deferentes. ____________

2 – Cite um motivo pelo qual a abstinência periódica, conhecida também como método comportamental ou da tabela, não é perfeitamente seguro.

Continuação dos exercícios elaborados em folha digital. Disponível em: <https://www.liveworksheets.com/ii1921810bf>. Acessada em 19/05/2021.

Leiam o texto, observem as imagens e assistam os vídeos, façam os exercícios.

Mãos a Obra!

Fiquem em casa!

Fiquem bem!

Usem máscara, óculos e álcool gel.

Abraços


IMAGENS

1- Texto adaptado do projeto arariba - Ciências 8º ano Ensino Fundamental- Ed. Moderna SP 2015.

2 - Principais métodos de contracepção. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/07/201507_drauzio_infografico_metodos-contraceptivos.jpg> Acessado em: 14/05/2021.

VÍDEOS

1- Métodos contraceptivos – Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3BFovRk3CR0>. Acessado em: 14/05/2021.

2- A Escolha do Método Contraceptivo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cvCJRGh-OCw> Acessado em: 14/05/2021.

3- Qual o método contraceptivo ideal para você? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9k4kHRUCxT4> Acessado em: 14/05/2021.