segunda-feira, 25 de maio de 2020

Reino Protista: Protozoários e Algas



Reino Protista (Protoctista)

O Reino Protista, é formado por seres vivos eucariotos, unicelulares ou pluricelulares, organismos consumidores ou produtores na cadeia alimentar, conforme o quadro a seguir:

REINO
PROTISTA
Tipo de célula
Quantidade de células
Representantes
Nutrição






Eucariótica


Unicelulares
Protozoários, constituintes do zooplâncton, ocupam o segundo nível de cadeias alimentares aquáticas.
Alguns causam doenças, tais como amebíase, giardíase, malária e doença de Chagas.


Heterotrófica



Eucariótica

Unicelulares
ou
Pluricelulares de organização muito simples
Algas, dotadas de clorofila, pigmento verde envolvido na fotossíntese. Muitas espécies de algas fazem parte do fitoplâncton, que constitui o ponto de partida para a maioria das cadeias alimentares aquáticas.
Algumas algas possuem, além da clorofila, pigmentos vermelhos ou marrons.



Autotrófica


PROTOZOÁRIOS

Alguns protozoários causam doenças aos humanos e seres vivos, parasitas, outros de vida livre se alimentam de bactérias e protistas, são consumidores nas cadeias e teias alimentares.

  • Heterotróficos por absorção, significa dizer que retiram moléculas do ambiente ou de outros seres vivos, podem ser parasitas patogênicos (causam doenças) ou associar-se a outros seres vivos em associação mutualística, na qual ambos são beneficiados.


    Como por exemplo temos o caso do cupim e o protozoário que habita seu intestino, digerindo a celulose da madeira comida pelo cupim.






  • Realizam o processo chamado Fagocitose: processo utilizado por seres vivos para interiorização de partículas de alimento para sua nutrição.

  • Classificação dos protozoários de acordo com a locomoção e captura de alimento:



    • Reprodução:
    Assexuada (Bipartição = Divisão binária) ou Sexuada Conjugação, conforme esquemas a seguir:



    ALGAS


    As algas além de reciclam o oxigênio da atmosfera (ar), são produtoras na cadeia alimentar e teias alimentares
    • Autotróficas fotossintetizantes, utilizam a energia luminosa para sintetizar compostos orgânicos (fotossíntese). Podem ser constituídas por uma célula (unicelular) microscópica ou pluricelulares (vista a olho nu) atingindo metros de comprimento como os Kelps.

    • Classificação das algas é realizada de acordo com o pigmento fotossintetizante (clorofila A e B, carotenóides, xantofitas) ou substâncias (reserva para amido) que armazenam no interior da célula(s):

    Euglenas, unicelulares, possui estrutura chamada estigma com função sensorial de fonte luminosa.
    Na ausência de luz, é capaz de inativar os cloroplastos e realizar a nutrição heterotrófica.




    Dinoflageladas ou carofíceas, unicelulares, possuem pigmentos (clorofila A e C, carotenoides e pirimidina (marrom avermelhado) e reserva de amido. Vivem em colonias e produzem toxinas.

    Quando se reproduz excessivamente é capaz de envenenar a água e organismos do ambiente a que está inserida provocando, por exemplo, mortandade de peixes e moluscos.


















    Diatomáceas, unicelulares microscópicas, possuem pigmentos (clorofila A, C e E, carotenoides, xantofitas e fucoxantina); reserva de crisolaminarina; parede celular impregnada de sílica formando carapaça.






    Clorofíceas ou algas verdes, unicelulares ou pluricelulares, possuem pigmentos (clorofila a e b, carotenoides, xantofita) e reserva de amido. Distribuídas em diversos ambientes aquáticos, vivem em locais úmidos, troncos de árvores aderidas em rochas.




    Rodofíceas ou algas vermelhas, Pluricelulares marinhos, possui pigmentos (clorofila a e d, carotenoides, ficioentrina de cor vermelha) e reserva de amido. Tem alto teor de vitamina C, utilizada na preparação de sushi (comida japonesa). 




    Feofíceas ou algas marrom, pluricelulares, predominantemente marinhas, habitam regiões de águas frias, possuem pigmentos (clorofila a e b, carotenoides, fucoxantina de cor marrom) e reserva de substâncias como luminanna e manitol. Alguns de seus representantes chegam a atingir 70 metros de comprimento, os kelps.





    • Reprodução:

    As algas unicelulares, reproduzem-se assexuadamente por divisão binária; ou sexuadamente por fusão, células transformam-se em gametas masculinos e outras em gametas femininos;

    As algas pluricelulares, reproduzem-se assexuadamente por talos (estruturas específicas para reprodução, células flageladas, zoóspero); ou por esporos flagelados, troca do material genético.






    Leitura das paginas anexadas a seguir:
































    Exercícios:



























    IMAGENS:

    Fagocitose. Disponível em:

    Mutualismo. Disponível em: <https://docplayer.com.br/docs-images/40/3709408/images/page_7.jpg>. Acessado em: 22/05/2020.

    Locomoção e alimentação em protozoários. Disponível em:<https://image.slidesharecdn.com/protozorios2ano-150809141415-lva1-app6891/95/protozorios-2-638.jpg?cb=1439129728 >. Acessado em: 22/05/2020.

    Locomoção em protozoários. Disponível em:

    Reprodução em protozoários. Disponível em: <https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcRpw1-_XoytsdcMuBqTflmwSnxugHwVCahgfR9TvDxOq6SIm7ke&usqp=CAU >. Acessado em: 22/05/2020.




    Acessado em 25/05/2020.


    REFERÊNCIAS:

    Feofíceas ou algas pardas. Disponível em:

    Livro Projeto Araribá Ciências – Moderna. Textos para leitura: Reino Protista, páginas 78/81.

    Exercícios – Livro Ciências – Vida na Terra, 7º ano. Ed. Telaris, 2012. Reino Protista, páginas 101/103.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário