Como a evolução da espécie humana pode ser explicada pela Seleção natural?
Evolução Humana
“Processo de mudanças que originou os seres humanos e os diferenciou como uma espécie”.
Como já vimos, o homem e todos os seres vivos, descendem de ancestrais comuns, que modificam-se ao longo do tempo. As espécies existentes são o resultado das novidades evolutivas, características exclusivas adquiridas por espécies mais simples que viveram antigamente.
Etapas da Evolução Humana
Os pré-australopitecos: Espécies viveram logo após a separação do grupo que originou os hominídeos e os chimpanzés. Principal característica era o modo de vida arborícola.
Siga o link:
http://www2.assis.unesp.br/darwinnobrasil/humanev3.htm#TamCer
Os australopitecos (significado: macacos do sul)
Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus. Constituíram um grupo diversificado e bem sucedido.
As principais características desse grupo eram: a postura ereta, a locomoção bípede, a dentição primitiva e a mandíbula mais semelhante a espécie humana. Foram os primeiros hominídeos a dominar o fogo, o que permitiu sua expansão para outros territórios. Além da redução da musculatura da face, pois podiam cozinhar os alimentos, amaciando-os.
Australopithecus africanus: O primeiro fóssil de australopiteco encontrado. Provavelmente, habitou a Terra há 2,8 a 2,3 milhões de anos atrás. Outros fósseis de australopitecos foram encontrados. como A. afarensis, A. robustus e A. boisei.
Acredita-se que muitos australopitecos tenham coexistido e competido entre si. Todas as espécies foram extintas. Porém, uma delas teria sido a ancestral do gênero Homo.
O gênero Homo
O gênero Homo se destaca pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da inteligência. Além disso, apresentava adaptações evolutivas, como o bipedalismo.
Homo habilis: Atualmente, com o estudo dos fósseis, o mais aceito é considerá-lo como australopiteco, sendo Australopithecus habilis. A espécie viveu por volta de 2 milhões de anos a 1,4 milhões de anos atrás.
Homo erectus: Essa espécie se destacou pela fabricação de instrumentos e utensílios de pedra, madeira, pele e ossos. O grupo saiu da África e alcançou a Europa, a Ásia e a Oceania.
Homo ergaster: Seria uma sub-espécie do H. erectus que teria migrado para a Europa e parte da Ásia, onde deu origem a várias linhagens, uma delas o Homo neanderthalensis.
Homo neanderthalensis: Conhecido por neandertais, tinham o corpo adaptado ao frio, ausência de queixo, testa baixa, pernas arqueadas e cérebro maior do que os dos seres humanos atuais; apresentavam comunicação verbal rudimentar, organização social e sepultamento de mortos.
Esse grupo conviveu com os primeiros homens modernos. Atualmente, acredita-se que o homem moderno surgiu na África entre 200 mil a 150 mil anos atrás, a partir das linhagens de H. ergaster.
“Mama Africa”
A partir do seio africano, iniciou-se um grande fluxo migratório das espécies ancestrais do homem.
O homem moderno:
O Homo sapiens sapiens é a denominação científica do homem moderno, sendo uma subespécie do Homo sapiens.
A principal característica do homem moderno, comparado aos seus ancestrais, é o cérebro bem desenvolvido, capacidade de raciocínio, comunicação e inteligência pelo desenvolvimento do sistema nervoso.
Exercícios:
1) Crie uma linha tempo com ancestrais do homem e suas principais características.
2) Responda pergunta inicial, qual seja como a evolução da espécie humana pode ser explicada pela Seleção natural?
Nenhum comentário:
Postar um comentário