Vertebrados
Animais com crânio e coluna vertebral.
Filo Chordata, na fase embrionária possuem estrutura chamada “notocorda” que dá origem a coluna vertebral. Ex.: Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Peixes
Animais aquáticos, apresentam adaptações no corpo para vida aquática, como hidrodinâmico (alongado e achatado nas laterais), o que diminui a resistência da água e favorece o deslocamento; nadadeiras e cauda, impulsionam, dão equilíbrio e freiam o movimento; e escamas cobertas por muco protegem o corpo do animal, além de colaborar para natação.
São características comuns a todos os peixes: Respiração através de brânquias (guelras); variação da temperatura do corpo de acordo com o ambiente (ectotérmicos ou pecilotérmicos); circulação fechada simples (sangue sempre dentro do vaso sanguíneo, coração com 1 átrio e 1 ventrículo); presença de escamas; mandíbula, como sendo novidade evolutiva nos peixes cartilaginosos; e linha lateral com função sensorial para percepção das vibrações e pressão do meio ambiente.
Este filo é dividido em duas grandes classes:
- Osteíctes, ósseos, a maioria dos peixes tem esqueleto ósseo. Vivem na água doce ou salgada.
Ex.: Linguado, moreia, piranha, poroquê ou peixe-elétrico, peixe-voador, baiacu, lambari, tilápia, salmão, peixe-palhaço e cavalo-marinho, etc.
Características dos Osteíctes (osteon = osso + ctes = peixes): Fecundação externa (fora do corpo da fêmea, ovos com casca gelatinosa) e desenvolvimento indireto (larvas = alevinos, sofrem metamorfose, filhotes são diferentes dos adultos); possuem bexiga natatória (hidrostática), saco que armazena gases que aumenta e diminui de volume, ajuda na flutuação e equilíbrio em diferentes profundidades, ajusta o peso do animal ao da água.
Presença do opérculo estrutura que cobre as brânquias; escamas móveis e flexíveis; e boca na região anterior.
- Condrictes (Cond = cartilagem + ctes = peixes), peixes cartilaginosos: Esqueleto formado por cartilagem (mole e flexível). Vivem no ambiente aquático marinho, na água salgada.
Ex.: Arraias ou Raias, tubarões, cações e quimeras (sem escamas)
Características dos Condrictes: Fecundação interna, ocorre dentro (ovovivíparas ou vivíparas) fora (ovíparas) do corpo da fêmea, o desenvolvimento direto (filhotes são iguais aos adultos); ao invés da bexiga natatória (ausente), este grupo acumula gordura, armazena gordura no fígado que, ajuda na flutuação e equilíbrio em diferente profundidades, ajusta o peso do animal ao da água.
Sem cobertura das fendas brânquias; escamas placoides fixas por polpa, esmalte e dentina; e boca na região ventral.
Assistam os vídeos, leiam este material, o livro didático e façam os exercícios do cap. 17.
Mãos a Obra!
Fiquem em casa!
Fiquem bem!
Usem máscara, óculos e álcool gel.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário